Infertilidade masculina: você sabe o que é Azoospermia?

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

A azoospermia é uma das principais causas de infertilidade no homem e se caracteriza pela ausência completa de espermatozoides no sêmen. As principais causas podem ser lesões nos testículos; infecções; tumores nos testículos; efeito colateral de medicamento quimioterápico e varicocele.

Existem duas classificações da doença:

– Azoospermia obstrutiva: Obstrução que impede a passagem do espermatozoide por conta de alterações nos canais deferentes, no epidídimo ou por cirurgia de vasectomia.

– Azoospermia não-obstrutiva: É a falta de produção de espermatozoides. Pode ser em razão de alguma doença congênita, disfunção hormonal ou traumas nos testículos.

Entretanto, é importante lembrar que há tratamento para este problema masculino, uma vez que ele se torna alvo de preocupação para muitos casais que sonham em formar uma família, mas que desconhecem as causas da doença e as possibilidades de procedimentos.

Na azoospermia não-obstrutiva, o tratamento é mais complicado, porém, em alguns casos, é possível reverter o quadro. Por exemplo: quando a causa é na hipófise, responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento dos testículos e a produção de espermatozoides, o cuidado hormonal pode ser uma opção. Em alguns quadros, é fundamental realizar uma biópsia testicular para avaliar como está a produtividade.

Já em relação à azoospermia obstrutiva, a causa pode ser solucionada com cirurgia, para reconstituir a capacidade fértil do homem ou, ainda, através de aspiração de espermatozoides do epidídimo ou testículo.

Por isso, o Fivmed ressalta a importância de uma rotina regular de exames e acompanhamento médico especializado.

Posts relacionados