Exercícios Físicos e Fertilidade: O que Você Precisa Saber

Exercício e Fertilidade podem ser a chave para casais tentantes.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Ao falar sobre a saúde, de forma geral, exercícios e fertilidade estão intrinsecamente conectados. De fato, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter uma boa saúde e qualidade de vida.

Para além de promover o bem-estar nos campos físico e mental, os exercícios contribuem para a prevenção de uma série de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Já no contexto da fertilidade de homens e mulheres, qual o papel que o exercício físico desempenha? Esse é o assunto do nosso blog de hoje. Se você deseja compreender melhor essa relação, continue lendo!

 

Exercícios e Fertilidade têm uma relação?

Falando de fertilidade, a atividade física desempenha um papel importantíssimo, uma vez que essa prática, se realizada regularmente, pode melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, em pacientes das mais variadas idades e biotipos, os exercícios podem contribuir para a redução do estresse e manter o peso corporal em níveis saudáveis. Ambos os fatores estão diretamente ligados à saúde reprodutiva tanto de homens quanto de mulheres.

Para ter maior clareza sobre o tema, é importante lembrar que a saúde e o corpo humano funcionam de forma global, como uma máquina: caso um aspecto dessa máquina não esteja em pleno funcionamento, é muito possível que toda a máquina apresente problemas.

Dessa forma, os exercícios entram como uma importante ferramenta de manutenção da fertilidade e, claro, do corpo na totalidade. Incluir exercícios regulares em sua rotina diária pode ser uma estratégia eficaz não apenas para aumentar as chances de concepção, como também para promover uma gravidez saudável para as mamães.

E claro que agora você deve estar se perguntando quais os exercícios que contribuem de forma mais efetiva para a fertilidade.

 

Os melhores exercícios para a fertilidade

Antes de mais nada, é importante ter em mente que cada caso deve ser encarado individualmente e isso não é apenas sobre a infertilidade. Por mais que possamos indicar exercícios mais efetivos, você precisa compreender se, dentro do seu quadro, da sua faixa etária e demais condições médicas, essas práticas fazem sentido.

Além disso, constância é outro fator importante. Pare para pensar sobre o que é mais efetivo: correr todo final de semana 10 quilômetros ou andar de segunda a sexta, diariamente, 2 quilômetros.

Você acertou se escolheu a segunda opção. Não é sobre superar limites físicos de uma vez só, mas sobre manter a constância e ritmo, respeitando seus limites e escolhendo ser saudável diariamente. Então, vamos falar sobre os exercícios que contribuem para a fertilidade?

Natação: este é um esporte muito completo, que contribui para fortalecer todo o corpo, aumentando o tônus muscular, melhorando o funcionamento do sistema respiratório e da circulação. Além disso, muitas pessoas consideram o contato com a água bastante relaxante, o que contribui ainda mais para a redução do estresse!

Musculação: esta é uma das atividades mais acessíveis, em qualquer lugar do país, todo bairro tem ao menos uma academia. Quando realizada de forma a respeitar seus limites e cadenciar o crescimento de carga, a musculação contribui para fortalecer os músculos e o organismo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Mas esqueça de uma vez por todas o uso de anabolizantes: eles são grandes inimigos da fertilidade.

Caminhada: democrática e leve, a caminhada é outra opção acessível para qualquer pessoa, por ser um exercício aeróbico de baixo impacto. Sua prática traz segurança enquanto aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular, além de melhorar a resistência física, a pressão arterial e a circulação, todos pontos muito apreciados para uma fertilidade saudável.

Hidroginástica: se engana quem pensa que hidroginástica é um esporte da terceira idade. Sua prática melhora o equilíbrio, a circulação e, como a natação, também pode ser muito positiva pelo contato com a água. Além disso, por também ser um exercício de baixo impacto, a chance das mamães conseguirem continuar praticando após o positivo é muito grande.

Mas não crie ilusões: a prática de exercícios físicos não é capaz de aumentar a fertilidade por si só, muito menos reverter um quadro de infertilidade. Os benefícios da prática de exercícios estão em melhorar o funcionamento do corpo e, por consequência, melhorar a sua saúde fértil.

 

Mulher nadando e pensando na relação entre exercícios e fertilidade.

 

Já fui diagnosticado(a) com infertilidade: ainda vale a pena fazer exercícios?

Claro que sim! Mesmo após o diagnóstico de infertilidade, a prática de exercícios físicos pode ser benéfica para sua saúde geral e bem-estar emocional. Inclusive, é importante vencer a crença de que exercícios só devem ser praticados com o objetivo estético ou de um ganho a curto prazo.

Por mais que os exercícios não consigam resolver diretamente questões ligadas à fertilidade, eles podem ajudar a melhorar a sua vida, em questões como a melhoria da circulação sanguínea, redução do estresse, manter um peso saudável e muito mais.

Todos esses pontos contribuem para que você esteja em sua melhor forma e mais consciente do seu corpo. Outros ganhos incluem fortalecimento do corpo e do sistema imunológico, aumento da consciência corporal e adaptação física. Tudo isso pode potencializar os tratamentos de infertilidade.

Estes resultados, se conectados à melhoria da qualidade do sono e melhor uso da energia para fazer atividades, bem como um maior senso de controle sobre o próprio corpo e mente, trazem inúmeros benefícios.

No entanto, precisamos reforçar que é importante consultar um médico ou profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver condições médicas subjacentes relacionadas à infertilidade. Eles podem fornecer orientações específicas e recomendações personalizadas com base em sua situação individual.

 

Casal caminhando na natureza preocupados com os exercícios e fertilidade.

 

Devo evitar exercícios ao passar por um tratamento de fertilidade?

Esse é um ponto super importante. Como sinalizamos ali em cima, cada caso é individual, seja quando falamos sobre infertilidade do fator feminino, masculino ou ambos. Tendo isso em mente, a resposta é simples: diálogo.

Normalmente, se você já pratica atividades físicas regularmente, não será necessário abandonar, por mais que se deva abandonar os exageros. Um processo de tratamento de infertilidade traz seus próprios desafios e, por esse motivo, é importante driblar práticas que afetem negativamente as chances de concepção.

Dialogar com a equipe médica que te acompanha é a resposta certa. São esses profissionais que conseguirão dizer com certeza quais os melhores caminhos a serem trilhados por você.

E aqui, fica claro mais um ponto: seu tratamento é multidisciplinar. Não é só uma questão de buscar um ginecologista ou urologista. É importante ter um profissional da nutrição, outro da psicologia e por aí vai.

Em linhas gerais, não precisa ter receio: o aconselhado é manter uma rotina de treinos cerca de 30 minutos à uma hora, entre 3 e 5 vezes por semana. Isso tudo cuidando da sua mente, da sua alimentação e fazendo tudo o que a equipe recomendar, ok?

Dialogue com a equipe que te acompanha e assim você entenderá qual o caminho ideal para te aproximar do tão sonhado positivo. E não se esqueça: estamos ao seu lado para contribuir nessa trajetória!

Posts relacionados