Punção de Espermatozoides do Epidídimo

O procedimento

O que é a Punção de Espermatozoides do Epidídimo?

Comumente chamado de PESA (Aspiração Percutânea de Espermatozoides do Epidídimo), essa técnica é utilizada para a captura de espermatozoides onde é realizada através de uma punção, por uma agulha, na região do epidídimo que é uma pequena estrutura acima dos testículos, onde eles ficam armazenados.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação e considerado de baixa risco e baixa complexidade com rápido retorno as atividades cotidianas.

Trabalhamos com uma equipe de urologistas especialistas em andrologia e atendimento individualizado para estes casos específicos.

O procedimento

Para quem é indicado o procedimento de Punção de Espermatozoides do Epidídimo?

Pode ser realizado em diversas situações sendo a principal indicação em

  • Situações em que o homem foi submetido a cirurgia de vasectomia e pretende ter filhos, sem a necessidade de revertê-la
  • Casos em que há ausência de espermatozoides no ejaculado por algum outro fator obstrutivo no sistema reprodutivo, também chamada de azoospermia obstrutiva.
  • Pode também ser utilizado em situações em que existe a incapacidade de coleta seminal manual ou casos de distúrbios de ejaculação.

Passo a passo para a Punção de Espermatozoides do Epidídimo:

Contato com nossos especialistas

Contato com nossos especialistas

Em consulta, o paciente é avaliado e orientado sobre o procedimento, onde também é feito alguns exames laboratoriais e exame físico da bolsa testicular.

Preparação

Preparação

O paciente é preparado para o procedimento, geralmente recebendo uma anestesia local mais sedação para minimizar o desconforto durante o procedimento.

Punção

Punção

É realizado a antissepsia do local e em seguida é feito a punção de espermatozoides do epidídimo através de uma agulha, podendo ser realizado em ambos os lados e com duração média de 20-30 minutos.

Coleta

Coleta

O fluido aspirado pela seringa é avaliado pelo laboratório com a utilização de microscópio para identificar a presença e quantidade de espermatozoides móveis.

Fertilização

Fertilização

Após a identificação dos espermatozoides, o material colhido poderá ser utilizado para a Fertilização in Vitro – ICSI ou então para criopreservação (congelamento)

FIVMED

AGENDAR CONSULTA

Se você se interessou no método com os melhores resultados de reprodução assistida, agende sua consulta para conversar com nossos especialistas e coloque em prática seu sonho.
(*) Campos obrigatórios

Outros procedimentos

Nosso laboratório oferece uma variedade de procedimentos. Guiados por uma equipe experiente e comprometida, disponibilizamos opções de tratamentos adaptadas às suas necessidades.

Congelamento de Óvulos

Congelamento de Óvulos

Preservação da fertilidade feminina, o congelamento dos óvulos é realizado após a punção folicular para que sejam utilizados no futuro.

Banco de Óvulos FIVMED

Banco de Óvulos FIVMED

É o acervo de óvulos congelados disponíveis de doadoras para serem utilizados por pacientes receptoras que não poderão utilizar óvulos próprios.

 Inseminação Artificial

Inseminação Artificial

A Inseminação Artificial, também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), é considerada um tratamento de baixa complexidade, sendo uma ajuda às formas naturais de fertilização