Meu dia Fértil!!!

Vocês já tentaram procurar no google como planejar o período fértil da mulher? Todos os dias escutamos dos casais os mais variados tipos de “tabelinhas para engravidar”. Mas, qual é a certa? Melhor do que decorar é entender como se faz.

O primeiro conhecimento básico que devemos ter:

Os dias mais férteis são os DOIS DIAS que ANTECEDEM a ovulação!

Depois que a mulher ovulou, não está mais fértil. Nem mesmo o dia da ovulação é tão fértil como os dois dias que a antecedem. Isso porque o óvulo deve ser fertilizado nas suas primeiras 3 horas após a ovulação. NÃO É VERDADE que o óvulo dura 2 dias no aparelho reprodutor feminino. Os espermatozoides sim têm a capacidade de ficarem 3 dias “esperando” o óvulo para fecunda-lo.
Para os românticos: imagine que o óvulo é a noiva, última a entrar na igreja com todos ansiosos esperando por sua chegada e seu noivo a postos, pronto e arrumado com olhar apaixonado acompanhando cada passo de sua futura esposa. Mas se ao abrir a porta o noivo não estiver lá, lamento dizer que não terá casamento. Se a mulher ovular e os espermatozoides chegarem atrasados, não ocorrerá a fecundação.

Como devemos fazer as continhas para o período fértil?

A ovulação ocorre no 14º dia do ciclo para mulheres que menstruam a cada 28 dias; no 16º dia para ciclos de 30 dias; 12º para ciclos de 26 dias. Ou seja, a conta é feita subtraindo 14 dias do intervalo dos ciclos menstruais. Portanto mulheres com ciclos curtos, de 22 dias como exemplo, têm a ovulação logo no 8º dia do ciclo. Lembrando que contamos como primeiro quando ocorre o sangramento menstrual vermelho vivo. Geralmente não consideramos os dias de “sujeirinhas” que antecedem a menstruação.
Somando as duas informações, os dias mais férteis de uma mulher com ciclos de 28 dias são o 12º e 13º dias. Para ciclos com intervalos de 30 dias, o 14º e 15º serão mais férteis.

– Mas meu ciclo varia de 26 a 30 dias, como fazer esta conta?

Nestes casos temos que considerar que os dias férteis serão a partir do 10º (se for de 26 dias) ao 15º (se for de 30 dias). Namorar em dias alternados ou todos os dias não fará grande diferença.

Algumas mulheres percebem a mudança da secreção vaginal para um muco viscoso semelhante à clara do ovo. Este geralmente é um anúncio que a ovulação está chegando e pode ser um bom momento para namorar.

Para quem se baseia numa cólica que aparece no meio do ciclo, ela geralmente marca a ovulação propriamente dita e namorar depois que ela aparece já não é tão eficaz.
De todas as outras recomendações, ficar deitada por 15 minutos depois da relação e não fazer ducha íntima após são as mais relevantes.

Uma última dica: quando o período fértil chegar não diga ao seu marido “tem que ser hoje!!”. Prepare um bom jantar ou algo romântico para tirar a chatice da matemática que pode até mesmo atrapalhar o relacionamento de muitos casais. Sejam criativos e não apenas tentem, namorem.

Boa sorte!!

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.