Congelamento de Óvulos

Preservação da Fertilidade. Cuidado com a Idade.

“- Eu estou certa que pretendo engravidar depois dos meus 35 anos.”

“- Existe grande possibilidade que eu queira engravidar depois dos 40 anos.”

Se você tem a primeira afirmação como certa para sua vida, vejo que você pode procurar algum especialista para, no mínimo conversar sobre o assunto. Agora, se a segunda afirmação também for verdadeira, o cuidado deve ser quadruplicado.

Sabemos que 11% das mulheres não conseguem engravidar depois dos 34 anos; 33% são inférteis depois dos 40 anos e anualmente há uma piora significativa até os 45 anos quando 87% das mulheres já não podem mais ter filhos. Isso tudo porque os óvulos perdem progressivamente sua qualidade.

“- Existe como garantir minha fertilidade no futuro?”

Infelizmente, a resposta é não. Com as técnicas atuais conseguimos guardar os óvulos numa fase mais precoce da vida, para que sejam utilizados no futuro, caso sua idade não lhe permita mais ter filhos. Esta estratégia NÃO GARANTE que você terá um bebê. Ela lhe proporcionará uma chance que pode chegar a 40% de conseguir engravidar, num momento em que naturalmente seria mínima.
Quanto mais jovem a mulher no momento do congelamento, maior será sua chance no futuro.

Por tudo isso, recomendamos: se você sonha em ter um filho e pretende postergar sua gravidez por algum motivo que NÃO seja MUITO convincente, ENGRAVIDE LOGO. Agora, se está certa que terá que ter filhos depois dos 35 e ainda calcula que pode passar dos 40 anos, procure um especialista e debata sobre este assunto.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.