A infertilidade é um fator genético?

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

A infertilidade é uma condição que pode preocupar diversos casais quando começam a tentar ter filhos. Nos homens, ela pode ser causada por motivos variados, como: dilatações anormais das veias testiculares, também chamada de varicocele, obesidade, tabagismo e uso de anabolizantes. Já no caso das mulheres, a infertilidade pode ocorrer devido a alterações de tireoide ou da prolactina, que é o hormônio que estimula a produção do leite, uso de medicamentos específicos ou em excesso, e falência ovariana precoce.

 

Caso o casal não vivencie nenhuma dessas circunstâncias, outro cenário que pode ocorrer é a infertilidade por questões genéticas, a partir de predisposições para determinadas doenças que resultam na infertilidade, como a Trombofilia, a Síndrome do Ovário Policístico e a Endometriose. Procurar ajuda médica é indispensável caso haja dúvidas sobre a sua condição de fertilidade, ou do parceiro. Um médico especialista irá buscar, junto aos pacientes, o melhor tratamento de reprodução assistida para cada situação, a partir de um diagnóstico preciso, obtido através de exames e análise do histórico familiar.

 

Infertilidade Masculina

 

Existem mais de 200 causas genéticas para a infertilidade masculina citadas no Online Mendelian Inheritance in Man (OMIM). Um bom exemplo é a azoospermia, que é uma condição que atrapalha a produção de espermatozoides: em alguns casos, há a alteração da qualidade e da quantidade de gametas no sêmen, e em outros, não há espermatozoides produzidos.

 

Infertilidade Feminina

 

Nas mulheres, o fator genético hereditário pode ocorrer através da Síndrome do Ovário Policístico, menopausa precoce ou da Endometriose, que é o crescimento anormal do endométrio fora do revestimento uterino. Todos esses distúrbios podem ser tratados com ajuda de um médico especialista, e nos casos em que levam a infertilidade, a medicina reprodutiva pode ajudar.

 

Quais são os tratamentos possíveis?

 

A Fertilização in Vitro é a técnica com os melhores resultados em reprodução assistida para casos de infertilidade: o procedimento consiste em estimular a produção dos óvulos pela mulher e fertilizá-los com os espermatozoides do parceiro em laboratório. Feito isso, os embriões que se formarão serão cultivados, selecionados e transferidos cuidadosamente ao útero da mulher no centro cirúrgico.

 

Outra alternativa é a Inseminação Artificial, que é a inserção de espermatozoides diretamente no útero da mulher, no dia do mês em que ela estiver fértil. Além dos dois procedimentos citados, também é possível buscar um banco de sêmen ou uma doação de óvulos, para os casos em que não há produção de espermatozoides, por exemplo, ou os óvulos não estão em condições para serem fecundados.

 

A Inseminação Artificial é uma solução mais indicada quando o problema de infertilidade for masculino, no caso de homens que têm espermatozoides em quantidade ou mobilidade insuficiente. Já a FIV é o tratamento mais utilizado e pode auxiliar casais com problemas de infertilidade tanto masculino quanto feminino, genéticos e não genéticos.

 

Para saber mais informações, entre em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar a realizar seu grande sonho!

Posts relacionados