Conheça o Teste Genético Pré-implantacional na Fertilização in Vitro.

Conheça o Teste Genético Pré-implantacional na Fertilização in Vitro

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Você com certeza já está familiarizada com a Fertilização in Vitro, sua importância e como essa técnica pode lhe aproximar do objetivo de maternidade. Esse procedimento é uma opção viável em muitos casos, principalmente por permitir que a fecundação ocorra fora do organismo da mulher.

No entanto, você já ouviu falar de Teste Genético Pré-implantacional? Com esse teste, é possível ter acesso a várias informações que possibilitam um refinado estudo genético sobre o embrião. Ficou curiosa? Então leia esse blog até o final, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber.

O que é o PGT no processo de Fertilização in Vitro?

No Teste Genético Pré-implantacional, as células embrionárias são analisadas ainda durante a etapa de cultivo embrionário, permitindo que seja feito um rastreio de possíveis doenças genéticas, sejam elas de ordem hereditária ou não.

Atualmente existem, majoritariamente, três principais testes, sendo eles:

  • PTG-SR: teste de rearranjos cromossômicos estruturais, capaz de identificar alterações no processo de ligações nas estruturas dos cromossômicos, caso onde podem existir translocações, deleções, duplicações e outras formas de comportamento atípico capazes de gerar doenças de diversas naturezas;
  • PTG-A: o teste aneuploidias é focado em investigar alterações no número de cromossomos do cariótipo, o que a ajuda a identificar a síndrome de Down, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, por exemplo;
  • PTG-M: teste com foco em doenças monogênicas, avaliando e identificando alterações genéticas que ocorrem na sequência do DNA e, por conseguinte, provocam uma doença hereditária como a fibrose cística ou mesmo a anemia.

 

Os diversos tipos de PGT e a Fertilização in Vitro

 

Em todos os casos, o objetivo é o mesmo: identificar a potencialidade de ocorrerem alterações e, assim, diminuir as chances de complicações na gravidez e perdas gestacionais. Trata-se de uma ferramenta essencial na jornada tentante!

A importância do Aconselhamento Genético para a Fertilização in Vitro

Na sua jornada, o processo de Aconselhamento Genético é de extrema importância. Trata- se de um acompanhamento não apenas realizado antes do procedimento de Fertilização in Vitro como também em vários outros caminhos da reprodução assistida.

 

O PGT possibilita o positivo na sua Fertilização in Vitro

 

Com o Aconselhamento Genético é possível realizar testes e, com os resultados, compreender a escolha da melhor conduta a ser tomada posteriormente. É uma maneira saudável e segura de estar atento às necessidades que a sua jornada tentante carrega individualmente.

Aqui no Fivmed todo esse processo é feito com o acompanhamento de profissionais capacitados, com conhecimento de diversos casos e que podem te oferecer os caminhos mais tranquilos e seguros durante sua jornada. Entre em contato conosco e agende a sua consulta hoje mesmo!

Posts relacionados