Uma das preocupações das mulheres que estão tentando engravidar através do método da Fertilização In Veitro é se esse procedimento engorda. E nós viemos esclarecer que isso é apenas um mito!
Mas fique atenta! O que pode acontecer é um inchaço causado pela retenção de líquidos, que ocorre devido a grande mudança hormonal durante este período. E o aparente ganho de peso pode ser facilmente eliminado pela prática de exercícios físicos, pela alimentação saudável e ingestão de água.
Preparação alimentar para a FIV
A paciente que está se preparando para realizar a Fertilização In Vitro deve seguir uma dieta para ajudar a preservar sua fertilidade. Alimentos com grandes quantidades de cafeína, açúcares, frituras e processados devem ser evitados, pois, prejudicam a saúde reprodutiva.
O alto consumo de carboidratos refinados, como macarrão, pães e arroz branco, aumenta o nível de insulina no sangue, que é quimicamente parecida com os hormônios ovarianos. Devido a essa semelhança, o corpo da mulher pode reduzir a produção desses hormônios, resultando em óvulos imaturos.
Por outro lado, os vegetais verde-escuros, as oleaginosas, a aveia e o abacate são extremamente benéficos para a fertilidade. Eles são ricos em ácido fólico e devem estar na dieta de quem pretende engravidar, pois a carência desse ácido pode ocasionar em uma má formação do sistema nervoso do embrião.
Alimentos ricos em fibra, ferro, zinco e folato, como o feijão e a lentilha, também auxiliam na produção e no equilíbrio dos hormônios sexuais. Além disso, contam com reguladores para o desenvolvimento saudável dos espermatozoides, auxiliando a mobilidade durante a fertilização do óvulo.
Procure um especialista em reprodução assistida
Ficar por dentro de todos os cuidados para preservar a fertilidade é extremamente importante na rotina das tentantes. Caso você esteja com dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta com um de nossos profissionais!
O Fivmed está sempre à sua disposição!