Você sabia que a má qualidade das suas noites de sono pode afetar diretamente a sua fertilidade?
Enquanto dormimos, nosso organismo realiza reparos nas células e organiza funções biológicas. Mas, quando esse sono é frequentemente interrompido ou dormimos pouco, algumas dessas funções podem ser afetadas, como o sistema imunológico.
No caso das mulheres, o sistema hormonal está diretamente ligado a qualidade do sono, por isso, o ciclo menstrual pode ser alterado diante de um quadro de distúrbios no sono. Aumento nos casos de abortos espontâneos, diminuição nas taxas de concepção e até mesmo nascimento de bebês com baixo peso também são acontecimentos que podem estar ligados aos problemas na hora de dormir.
Dormir mal ou pouco, aumenta os níveis de estresse, dificulta a concentração, disposição e gera instabilidade emocional.
E não é só a quantidade de horas dormidas que importa: a qualidade desse tempo também é muito importante, uma vez que interrupções frequentes e uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir podem ser grandes vilões da qualidade do sono.
Além de dormir mais cedo e evitar o uso de telas antes de deitar-se, quem deseja engravidar também deve manter uma rotina de exercícios físicos, alimentação saudável e cuidados com a saúde emocional.
O Fivmed está aqui para te ajudar: marque uma consulta, tire suas dúvidas e seja acompanhado por quem entende do assunto!