Técnica de Birrefringência: Porque todo homem precisa conhecer

Vamos começar quebrando um tabu:

Muita gente pensa que os homens podem se tornar pais por um período maior de tempo, ao contrário das mulheres, que iniciam seu período de maior dificuldade para engravidar, especialmente, a partir dos 35 anos.

Engana-se: com a idade, as chances dos homens de “ficarem grávidos” diminui também. Além disso, no Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que os homens são responsáveis por mais de 40% dos casos de esterilidade.

Por este motivo, técnicas para infertilidade por fator masculino têm se tornado cada vez mais comuns, e mais: a tecnologia tem evoluído a favor dos homens.

Mas não adianta realizar qualquer procedimento – é preciso utilizar meios que melhor se adequem ao seu corresponda às suas necessidades.

E é por isso que todo homem precisa conhecer a Birrefringência.
 

O que é?

A Birrefringência é uma técnica desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade de Pádova (Itália), e é indicada para pacientes com alta fragmentação de DNA espermático.
 

Como funciona?

É uma técnica simples em que o feixe de luz do microscópio, ao incidir no espermatozoide, (sem fragmentação de DNA) se divide em dois. Desta forma, o núcleo “brilha” e o embriologista consegue selecionar, de forma não prejudicial à célula, o melhor espermatozoide para a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI).

Lembrando que o ICSI nada mais é do que um procedimento de reprodução humana assistida, no qual um único espermatozoide é introduzido (após previamente selecionado) dentro do óvulo e, então, a fecundação é realizada.

Mas, voltando…

 

Afinal, porque a Birrefringência é importante?

Porque pode ser MAIS eficaz para os casos de infertilidade masculina.

É uma tecnologia inovadora, capaz de selecionar o melhor espermatozoide, não apenas pelo seu formato (o que é feito pela maioria das clínicas), mas também pela presença de um DNA íntegro.

Ou seja, quando se é selecionado o melhor espermatozoide, as chances de os resultados serem melhores, mais eficazes e assertivos crescem exponencialmente.

A técnica de Birrefringência ainda é nova no mercado, mas já está disponível no Fivmed.

Comments are closed.