A transferência embrionária é a última etapa do tratamento de Fertilização in Vitro (FIV). É o momento em que o embrião escolhido e classificado como o de melhor potencial é transferido para o útero da mulher para que ocorra a implantação no endométrio.
O endométrio, camada interna do útero, desempenha um papel muito importante para essa implantação.
Na fertilização in vitro, os embriões se desenvolvem em ambiente laboratorial, até chegarem ao estágio de blastocisto.
Os embriões são avaliados quanto à qualidade com base em critérios morfológicos, dependendo do dia do desenvolvimento. Na fase de clivagem, que corresponde aos embriões até terceiro dia, são avaliados o número de células e o grau de fragmentação citoplasmática. Na fase de blastocisto, do quinto ao sétimo dia de desenvolvimento, é avaliado o grau de expansão e as caraterísticas morfológicas da massa celular interna e do trofoblasto. Por isso é tão importante contar com o apoio de uma equipe de embriologia experiente e um laboratório controlado.
Dependendo dos critérios clínicos definidos pelo médico, na avaliação da paciente, o embrião pode ser transferido a fresco ou ser congelado para posterior preparo endometrial e transferência.
Preparação do endométrio de forma a torná-lo receptivo para receber os embriões. Este preparo é feito utilizando medicações.
Seleção dos embriões a serem transferidos para o útero. Esta seleção é feita pela equipe de embriologia, que indicará o embrião com maior potencial para o procedimento.
O embrião é inserido na cavidade uterina pelo médico responsável.
Após indução da ovulação, os óvulos são coletados da paciente para posterior fertilização.
Após o procedimento é indicado repouso relativo para a paciente. No mesmo dia a paciente recebe orientações sobre a continuidade do uso de algumas medicações.
Após cerca de 9 a 11 dias, pode ser realizado o primeiro exame de gravidez, o Beta-HCG.
Nosso laboratório oferece uma variedade de procedimentos. Guiados por uma equipe experiente e comprometida, disponibilizamos opções de tratamentos adaptadas às suas necessidades.
Preservação da fertilidade feminina, o congelamento dos óvulos é realizado após a punção folicular para que sejam utilizados no futuro.
É o acervo de óvulos congelados disponíveis de doadoras para serem utilizados por pacientes receptoras que não poderão utilizar óvulos próprios.
A Inseminação Artificial, também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), é considerada um tratamento de baixa complexidade, sendo uma ajuda às formas naturais de fertilização
Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações e dicas sobre reprodução assistida.
FIVMED – Laboratório de reprodução assistida
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados