É uma técnica de captura de espermatozoides sendo o tratamento de escolha para pacientes portadores de azoospermia não obstrutiva e que se busca encontrar espermatozoides diretamente no testículo, através de uma cirurgia microscópica. Também pode ser chamada de Microtese (Microsurgical Testicular Sperm Extraction).
É aplicada principalmente em casos de azoospermia não obstrutiva, situação em que esses pacientes não apresentam espermatozoides no ejaculado devido a uma alteração na produção.
O princípio da cirurgia consiste em através da abertura de um ou de ambos os testículos junto do auxílio do microscópio, identificar túbulos seminíferos dilatados, onde a possibilidade de encontrar espermatozoides viáveis para serem utilizados no tratamento de fertilização in vitro é maior.
O procedimento geralmente é realizado em ambiente hospitalar e com a presença da equipe de andrologia do laboratório de reprodução Fivmed que irá tentar identificar os espermatozoides dentro dos túbulos para posteriormente fertilizar o óvulo.
Trabalhamos com uma equipe de urologistas e andrologistas especialistas no tratamento da infertilidade masculina e atendimento individualizado para estes casos específicos.
A tecnologia inovadora consegue trazer melhores resultados em casos de infertilidade masculina causados pela fragmentação aumentada. O Fivmed é um dos pioneiros a implantar esse procedimento no Brasil.
A técnica é simples. Com um feixe de luz no espermatozoide, o núcleo ganha destaque e o embriologista consegue selecionar o melhor gameta para o procedimento de ICSI, Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides.
Conforme citado acima, é indicado principalmente para homens portadores de azoospermia não obstrutiva - um problema que causa falha na produção de espermatozoides.
Em consulta, o paciente é avaliado e orientado sobre o procedimento, onde também é feito alguns exames laboratoriais e exame físico da bolsa testicular.
O paciente é preparado para o procedimento, após uma avaliação minuciosa da parte reprodutiva além de uma avaliação pré-operatória. O paciente será submetido a uma anestesia geral ou raquidiana a depender da avaliação anestésica.
É iniciado com uma incisão mediana na bolsa testicular em seguida se expõe os testículos para posteriormente abordagem microcirúrgica.
Com a exposição dos testículos é realizado a abertura transversal para em seguida se posicionar o microscópio onde será realizado uma varredura nos túbulos seminíferos. O processo busca identificar túbulos de maiores calibres que serão retirados e enviados para a equipe de andrologia que através da dissecção desses túbulos pode ser encontrados espermatozoides viáveis para o tratamento.
A microdissecção termina quando se encontra quantidade suficientes de espermatozoide para o tratamento ou caso não foi encontrado espermatozoides se encerra o procedimento após uma completa varredura dos testículos.
O paciente tem alta geralmente no mesmo dia e necessita de 7-10 dias de repouso e cuidados.
Os embriões formados são cultivados até estágio de blastocisto para posterior criopreservação ou transferência para o útero materno.
É o momento de introduzir os melhores embriões ao útero da paciente, de maneira delicada e precisa, na expectativa de que a gravidez ocorra.
Após realizar os procedimentos citados, chega o momento de aguardar a confirmação da gravidez.
Nosso laboratório oferece uma variedade de procedimentos. Guiados por uma equipe experiente e comprometida, disponibilizamos opções de tratamentos adaptadas às suas necessidades.
Preservação da fertilidade feminina, o congelamento dos óvulos é realizado após a punção folicular para que sejam utilizados no futuro.
É o acervo de óvulos congelados disponíveis de doadoras para serem utilizados por pacientes receptoras que não poderão utilizar óvulos próprios.
Técnica com os melhores resultados em reprodução assistida. Tem como princípio estimular a produção de óvulos e sua fertilização em laboratório.
Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações e dicas sobre reprodução assistida.
FIVMED – Laboratório de reprodução assistida
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados