A ejaculação retrógrada é a diminuição ou ausência do volume de esperma após a ejaculação. Isso ocorre devido a uma falha de mecanismo ejaculatório, onde o esperma vai para a bexiga, ao invés de sair pela uretra.
O diagnóstico da ejaculação retrógrada pode ser realizado através de um exame de urina feito após o orgasmo onde irá demonstrar a presença de espermatozoides na urina.
Em algumas situações pode ser utilizado para um tratamento de reprodução assistida esses espermatozoides encontrados na urina. No entanto deve ser realizado a alcalinização da urina, por meio do uso de bicarbonato de sódio, para manter a qualidade dos espermatozoides.
Ao depender da qualidade e quantidade de espermatozoides obtidos no exame de urina, podem ser feitos os procedimentos de Inseminação Intrauterina (IIU) ou Fertilização in Vitro (FIV).
Em casos em que a qualidade dos espermatozoides não está adequada, esses pacientes podem realizar a captura dos espermatozoides através de um procedimento chamado PESA, onde é feito uma punção no epidídimo para coleta dos espermatozoides.
Realizar uma consulta com um especialista é fundamental para que o paciente entenda as etapas de sua jornada e como funciona o exame de ejaculação retrógrada.
O paciente é submetido a alguns exames para avaliação e entendimento do caso.
É necessário um preparo prévio do paciente para que a sua urina se torne mais alcalina, através da ingestão do bicarbonato de sódio, evitando assim a degeneração e morte dos espermatozoides.
No dia do procedimento o paciente irá realizar a coleta seminal através de
masturbação e caso não apresente nenhum volume ejaculado, deverá coletar a urina em um frasco apropriado onde será feita a captura dos espermatozoides encontrados.
As amostras serão encaminhadas ao laboratório e, após preparação especial será
realizada a pesquisa dos espermatozoides e posterior espermograma completo.
A depender da qualidade e quantidade de espermatozoides obtidos no exame, podem ser realizados os procedimentos de Inseminação Intrauterina (IIU) ou Fertilização in Vitro (FIV).
Nosso laboratório oferece uma variedade de procedimentos. Guiados por uma equipe experiente e comprometida, disponibilizamos opções de tratamentos adaptadas às suas necessidades.
Preservação da fertilidade feminina, o congelamento dos óvulos é realizado após a punção folicular para que sejam utilizados no futuro.
É o acervo de óvulos congelados disponíveis de doadoras para serem utilizados por pacientes receptoras que não poderão utilizar óvulos próprios.
A Inseminação Artificial, também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), é considerada um tratamento de baixa complexidade, sendo uma ajuda às formas naturais de fertilização
Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações e dicas sobre reprodução assistida.
FIVMED – Laboratório de reprodução assistida
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados