O congelamento de óvulos é uma alternativa para mulheres que desejam postergar e maternidade de uma maneira consciente.
Ter a liberdade e a opção de planejar o momento certo e oportuno para ter filhos é um dos benefícios da preservação da fertilidade.
A opção pode ser indicada para mulheres que serão submetidas a tratamentos oncológicos ou com histórico familiar de menopausa precoce, por exemplo. Pacientes que coletaram óvulos em excesso durante o procedimento de Fertilização in Vitro (FIV), podem também se beneficiar da técnica.
A idade ideal para o congelamento de óvulos é a partir dos 30 anos, quando a qualidade e quantidade de óvulos de uma mulher ainda são muitos boas.
Toda mulher nasce com seus óvulos que vão sendo descartados ao longo de sua vida.
Com o avançar dos anos, esses óvulos vão perdendo qualidade e a quantidade também diminuiu. Por isso, quanto mais jovem a mulher congelar seus óvulos, melhor será a qualidade desses óvulos para utilização no futuro.
O congelamento pode ser feito em mulheres com até 40 anos, mas é importante lembrar que a idade ideal é entre 30 3 35 anos, considerando sempre a reserva ovariana de cada paciente.
É a reserva ovariana que determina o potencial reprodutivo de cada mulher.
Os óvulos são criopreservados em nitrogênio líquido, em baixa temperatura, e podem ficar armazenados por tempo indeterminado.
O congelamento de óvulos não garante uma gestação no futuro, mas possibilita que toda mulher possa fazer suas escolhas em tempo oportuno e priorize objetivos e desejos pessoais antes de ter filhos. O mais importante é planejar o futuro reprodutivo.
No Fivmed você pode agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, nós estamos aqui para te ajudar!