“NÃO ENGRAVIDO MAS MEUS EXAMES SÃO NORMAIS!!!”
Esta é uma frase extremamente comum entre os casais que não conseguem engravidar. Pacientes que há anos acompanham com seus ginecologistas com dificuldade para engravidar, alguns exames são solicitados e a conflitante frase: “estão normais” – fim da consulta. O mesmo vale para os maridos que passam no urologista com a mesma queixa de infertilidade e escutam: “basta chegar perto para engravidar”. Voltam para casa, continuam tentando e… NADA.
Esta é uma situação muito angustiante para os casais.
Entendam que NORMAL, por definição, é ENGRAVIDAR em até 1 ano de tentativa. Caso o casal não tenha engravidado neste período, NÃO ESTÁ TUDO BEM!!
Neste momento o primeiro cuidado é avaliar se realmente todos os exames foram pedidos. Também olhar com muito cuidado as imagens e detalhes dos exames já realizados que podem estar com o laudo normal, mas na verdade não são.
Se confirmada a “normalidade” dos exames, o diagnóstico é de INFERTILIDADE SEM CAUSA APARENTE (ISCA). Isto significa que os exames não encontraram a causa da dificuldade em engravidar, e teremos que AGIR mesmo sem esta informação.
Estes casos são muito comuns e representam 10% dos casais com infertilidade. Para cada um deles haverá uma conduta de acordo com a história do casal. O auxílio de um especialista será sempre muito bem vindo.