A varicocele é uma condição caracterizada pela dilatação anormal das veias do testiculo, assim como uma varizes nos membros inferiores.
Essas veias estão localizadas no plexo pampiniforme, uma rede de veias responsáveis pela drenagem sanguínea dos testículos . É predominante o acometimento do lado esquerdo devido à anatomia da drenagem dessas veias com a veia renal esquerda. No entanto, também pode ocorrer no lado direito ou em ambos os lados.
Ainda que as causas não sejam totalmente esclarecidas, é uma má formação congênita, com uma predisposição genética, ou seja, pode ocorrer com mais frequência em homens com histórico familiar da condição.
Presente em 15% dos homens jovens, a varicocele é considerada uma das principais causas tratáveis de infertilidade masculina, essa condição, que se inicia durante a adolescência, é responsável por 40% das causas de infertilidade masculina primária, quando o casal nunca teve filhos, podendo chegar até 80% dos casos de infertilidade secundária, quando o homem já possui um filho e estão apresentando dificuldade na concepção do segundo.
Por isso, neste artigo, vamos explorar mais a relação da varicocele e infertilidade, seus sintomas, diagnósticos e tratamentos.
Acompanhe a leitura.
Quais são os principais sintomas da varicocele?
A varicocele classicamente é uma doença assintomática, podendo em alguns poucas sintomas apresentar alguns sintomas variados com:
A varicocele pode provocar os seguintes sintomas:
- Desconforto nos testículos e virilha;
- Sensação de peso nos testículos;
- Inchaço ou aumento do volume da bolsa testicular;
- Desconforto na ejaculação;
- Nodulações visíveis na pele.
Como a varicocele afeta a fertilidade?
Diversos fatores estão relacionados ao prejuízo da fertilidade masculina causada pela varicocele. Um dos fatores principais se deve ao aumento da temperatura escrotal, ocasionado pelo acúmulo e refluxo sanguíneo através do mau funcionamento dessas veias dilatadas.
Os testículos precisam manter uma temperatura de 2 graus celsius mais baixa que a temperatura corporal normal para a produção adequada de espermatozoides. O aumento da temperatura pode resultar em danos ao processo de espermatogênese, consequentemente apresentando redução na concentração, motilidade e qualidade desses espermatozoides.
Além disso, a estagnação do sangue nas veias do cordão espermático pode levar à formação de radicais livres e estresse oxidativo nos testículos. Esse estresse oxidativo pode danificar o DNA dos espermatozoides, comprometendo sua capacidade de fertilização.
A varicocele também pode ter impacto nas células de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona, levando a uma condição de baixa produção desse hormônio.
Como acontece o diagnóstico de varicocele e infertilidade?
O diagnóstico preciso de varicocele e a sua associação com a infertilidade masculina são fundamentais para determinar o curso adequado do tratamento.
A varicocele pode ser classificada em 3 tipos de acordo com sua gravidade:
- Grau I (leve): alteração das veias dificilmente visíveis, nesse caso é necessário que seja feita a manobra de valsalva para visualização;
- Grau II (moderado): identificável através da apalpamento realizado por um médico;
- Grau III (importante): as veias são vistas facilmente e no exame físico é fácil a identificação delas
A seguir, elencamos os métodos e procedimentos comuns utilizados para diagnosticar varicocele e investigar a infertilidade masculina:
Exame Físico: o primeiro passo no diagnóstico de varicocele é um exame físico cuidadoso realizado por um médico. Durante o exame, o médico pode detectar a presença de varicocele e a classificação por meio da observação e palpação das veias dilatadas no escroto enquanto o paciente está em pé.
Ultrassonografia Doppler: a ultrassonografia Doppler é um exame de imagem frequentemente utilizado para confirmar o diagnóstico de varicocele. Esse teste permite ao médico visualizar o fluxo sanguíneo nas veias do cordão espermático, identificando quaisquer anormalidades no padrão de fluxo associadas à varicocele.
Espermograma: para avaliar a associação entre varicocele e infertilidade masculina, um espermograma pode ser solicitado. Esse teste analisa várias características do esperma, incluindo contagem, motilidade e morfologia. Uma diminuição na qualidade do esperma pode sugerir uma possível contribuição da varicocele para a infertilidade masculina.
Teste de Fragmentação de DNA Espermático: esse teste busca avaliar a presença de quebras na fita de DNA dentro do espermatozoides. Um teste de grande importância clínica para avaliar a qualidade e integridade dos gametas masculinos
O tratamento para varicocele e infertilidade
O tratamento para varicocele vai depender da classificação dessa varicocele e do comprometimento na fertilidade desse paciente. Quando indicado tratamento, a intervenção cirúrgica é o tratamento mais indicado, sendo a técnica microcirúrgica apresentando os melhores resultados.
Esse é um procedimento rápido, efetivo e o paciente pode receber alta no mesmo dia. Há uma boa probabilidade de o tratamento cirúrgico devolver a capacidade reprodutiva ao homem, mas, caso não seja possível, as técnicas de reprodução assistida podem ajudar na gravidez do casal.
Conclusão
A varicocele é uma condição médica comum que pode ter um impacto significativo na fertilidade masculina. Apesar de ser a maior causa masculina para infertilidade, ela é a principal causa tratável de infertilidade masculina, sendo o diagnóstico precoce fundamental para obter a cura. A visita frequente a um médico urologista para avaliação e exames é a melhor forma de prevenir uma possível dificuldade em engravidar no futuro.
Procure orientação médica especializada para diagnóstico da doença e verifique o quanto ela pode ou não afetar a capacidade reprodutiva.
O Fivmed tem uma equipe de urologia, médicos especializados no fator masculino, pronta para orientar e realizar o tratamento mais indicado. Clique aqui e fale conosco.