O útero de substituição, também chamada de cessão temporária de útero, é um procedimento onde é cedido, de maneira solidária, o útero para que ocorra a gestação. Ou seja, se trata da doação temporária do útero de uma mulher.
O procedimento pode acontecer em variados casos, mas os mais frequentes são nos casos 1- de mulheres que desejam ter um filho biológico, e que por algum motivo não possuem condições de levar a gestação adiante ou 2- em casos de casais homoafetivos masculinos, que necessitam do útero para que o paternar seja possível. Assim, o útero da gestante de substituição é utilizado para a gestação do embrião formado por meio da fertilização in vitro.
Conforme estabelecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), pode ceder temporariamente o útero, uma mulher que possua parentesco consanguíneo de até 4º grau com um dos cônjuges.
1º grau – mãe/filha;
2º grau – irmã/avó;
3º grau – tia/sobrinha;
4º grau – prima.
A paciente que ceder temporariamente o útero não poderá receber nenhum tipo de compensação financeira por este ato. Em casos em que a cedente não é parente, devem ser analisados e autorizados pelo Conselho Federal de Medicina.
No momento do nascimento da criança, o registro civil é efetuado normalmente em nome dos pais biológicos e a paciente que cedeu temporariamente o útero não apresentará nenhuma forma de direito ou dever sobre a criança nascida.
Por ser o principal procedimento de reprodução assistida, a Fertilização in Vitro é o procedimento possível para que a barriga solidária aconteça. As principais indicações são:
Na consulta, nossos médicos recebem todas as informações necessárias para o processo e indicam a melhor técnica para cada caso.
Após a consulta, a doadora temporária do útero assina o contrato, garantindo a legitimidade do procedimento.
É feita a coleta de espermatozoides para que seja feita a fecundação com os óvulos.
É o momento de introduzir os melhores embriões ao útero da doadora, de maneira delicada e precisa, na expectativa que a gravidez ocorra.
Após realizar os procedimentos citados, chega o momento de aguardar a confirmação da gravidez.
O processo é acompanhado por um obstetra até o final, quando o bebê nasce e o sonho se realiza!
Nosso laboratório oferece uma variedade de procedimentos. Guiados por uma equipe experiente e comprometida, disponibilizamos opções de tratamentos adaptadas às suas necessidades.
Preservação da fertilidade feminina, o congelamento dos óvulos é realizado após a punção folicular para que sejam utilizados no futuro.
É o acervo de óvulos congelados disponíveis de doadoras para serem utilizados por pacientes receptoras que não poderão utilizar óvulos próprios.
A Inseminação Artificial, também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), é considerada um tratamento de baixa complexidade, sendo uma ajuda às formas naturais de fertilização
Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações e dicas sobre reprodução assistida.
FIVMED – Laboratório de reprodução assistida
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados