s tratamentos oncológicos, como quimioterapia, radioterapia ou determinadas cirurgias, podem causar danos à fertilidade de homens e mulheres, afetando a produção e qualidade de óvulos e espermatozoides.
A oncofertilidade é uma área que tem como objetivo preservar a fertilidade de pacientes que enfrentam algum tipo de câncer e precisam realizar tratamento.
Nesse sentido, o congelamento de óvulos e sêmen, pode ser indicado de maneira individualizada para preservação da fertilidade.
Em casos mais complexos, como em pacientes que recebem indicação urgente de um tratamento quimioterápico, sem tempo hábil para realizar a coleta de óvulos , pode ser feita a preservação de uma parte do tecido ovariano, que pode ser transplantada após o tratamento oncológico.
O congelamento de tecido ovariano consiste em extrair uma parte ou o todo o ovário por laparoscopia (procedimento cirúrgico minimamente invasivo), para que as principais funções do tecido ovariano sejam mantidas, como a produção de hormônios e óvulos.
O tecido então é congelado e pode permanecer criopreservado, sem tempo determinado. Após a alta do tratamento oncológico, quando a paciente puder engravidar novamente, é possível reimplantar o tecido que foi congelado, caso a mulher apresente falência ovariana.
O tecido é descongelado e reimplantado no corpo da mulher, geralmente na região abdominal.
O reimplante do tecido é feito de através de uma nova cirurgia, buscando resgatar a funcionalidade do órgão. O processo é benéfico tanto para o aspecto da fertilidade, quanto para a produção de hormônios.
A indicação é para mulheres que necessitam de urgência em algum tratamento que possa causar danos à funcionalidade ou falência do ovário.
Em consulta, de maneira individualizada e acolhedora, o especialista coleta todas as informações necessárias da paciente e indica a melhor técnica para preservação da fertilidade.
A paciente é submetida a uma cirurgia minimamente invasiva, de curta duração.
O tecido ovariano é criopreservado em laboratório a uma temperatura de 196 graus negativos, para uso no futuro, após cirurgia ou tratamento oncológico.
Caso os ovários apresentem falência após o tratamento oncológico, é possível realizar o reimplante do tecido ovariano.
Nosso laboratório oferece uma variedade de procedimentos. Guiados por uma equipe experiente e comprometida, disponibilizamos opções de tratamentos adaptadas às suas necessidades.
O congelamento de sêmen é a alternativa para preservação da capacidade reprodutiva de homens que desejam ter filhos.
É o acervo de óvulos congelados disponíveis de doadoras para serem utilizados por pacientes receptoras que não poderão utilizar óvulos próprios.
A Inseminação Artificial, também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), é considerada um tratamento de baixa complexidade, sendo uma ajuda às formas naturais de fertilização
Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações e dicas sobre reprodução assistida.
FIVMED – Laboratório de reprodução assistida
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados