A amamentação é um momento único entre mãe e filho, e é onde toda a relação de amor e cumplicidade tem início. O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber, tendo todos os nutrientes e minerais necessários para o crescimento correto e saudável da criança. Além disso, tem inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.
Para o recém-nascido, a amamentação protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala e proporciona um melhor desenvolvimento e crescimento da criança. O leite materno dispensa a iniciação de água e outras comidas até os primeiros seis meses de vida. Ele ainda contribui para a melhora da digestão e diminuição das cólicas, reduz o risco de doenças alérgicas, e ajuda no desenvolvimento da inteligência.
Já para as mães, pode contribuir para a diminuição do sangramento pós-parto, acelera a perda de peso, e reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.
No dia 19 de maio, celebramos o Dia Internacional da doação de Leite Materno, com o objetivo de conscientizar e incentivar a doação de leite humano aos bancos. Isso porque, no Brasil, cerca de 31% das mulheres não conseguem alimentar seus filhos apenas com o leite do peito, nos primeiros seis meses de vida.
A doação ajuda a melhorar a sobrevida a bebês prematuros e dos que estão em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais. Para doar, basta a mulher ser saudável e não tomar nenhuma medicação que interfira na amamentação.
Ajuda a salvar vidas! Doe leite!