Existem inúmeros fatores que contribuem para o aumento dos casos de infertilidade no mundo, e grande parte estão relacionados aos maus hábitos presentes no estilo de vida da população.
Tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, consumo de ultra processados e exposição a elementos químicos e a poluição do ar são fatores que contribuem diretamente para causar infertilidade em homens e mulheres.
Além disso, também existem fatores sociais que estão ligados ao aumento da infertilidade. No caso das mulheres, nas últimas décadas aconteceu uma mudança extremamente importante no âmbito profissional de suas vidas: elas ganharam mais espaço no mercado de trabalho, o que fez com que muitas delas adiassem a maternidade para se dedicar integralmente à profissão.
Por consequência, os óvulos, que já estão presentes no organismo da mulher desde o nascimento, ficam mais velhos e com uma qualidade inferior aos óvulos jovens.
Outro hábito social que contribui para a queda nos índices de fertilidade é a má qualidade do sono: o uso excessivo de telas e aparelhos eletrônicos, principalmente à noite, atrapalha, e muito, na hora de dormir.
Tem dúvidas? Marque uma consulta no Fivmed! Temos uma equipe extremamente qualificada para te atender e acolher.