Infertilidade: O problema é só meu?

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Você sabia que a taxa de fertilidade do ser humano é relativamente baixa? Um casal tem cerca de 20% de chance de engravidar no mês. Mas, quando um casal deve pensar em infertilidade?

A infertilidade conjugal é definida como a ausência de gravidez após 1 ano de relações sexuais sem o uso de métodos anticoncepcionais em mulheres de até 35 anos. Em mulheres acima de 35 anos 6 meses de tentativa sem sucesso já definem infertilidade. A infertilidade não é um problema raro e atinge cerda de 15% dos casais.

Estudos apontam que, ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade não está relacionada apenas a mulher. Enquanto 35% dos casos são de infertilidade feminina, 35% também são casos de infertilidade masculina e o restante causas de ambos ou desconhecida. Por isso, é importante sempre investigar ambos os lados.

As principais causas de infertilidade feminina são: problemas na ovulação, alterações tubárias, no útero ou endometriose. Já o principal fator que causa a infertilidade masculina são problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides.

Os tratamentos para infertilidade podem variar muito entre os casais:

  • Cirurgias: são indicadas em causas como miomas, pólipos, endometriose em mulheres de até 35 anos ou malformações uterinas;
  • Coito programado: recomendado para mulheres com problemas de ovulação;
  • Inseminação intrauterina: é indicada quando homens têm alteração leve a moderada no sêmen;
  • Fertilização In Vitro: para casos graves, como endometriose, baixa quantidade ou qualidade dos óvulos, obstrução tubária (laqueadura), baixa concentração de espermatozoides, vasectomia e outros.

Os exames, medicamentos e tratamentos a serem realizados devem sempre ser orientados por um profissional da área, que deve avaliar cada caso individualmente!

Posts relacionados