Câncer de próstata e a fertilidade masculina

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O câncer de próstata é uma doença que acomete homens, em sua maioria com mais idade, e quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Para identificar o problema, é muito importante que os homens que já tenham atingido a marca dos 45 anos façam os exames anuais de sangue e toque para ajudar no diagnóstico.
A próstata é a glândula responsável por produzir o líquido hormonal que nutre e transporta o esperma, e quando atingida pelo tumor, apresenta sintomas como fluxo urinário fraco, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, vontade constante de urinar e dores na região do quadril, coxas e costas.
Os tratamentos para esse tipo de câncer são diversos, e serão indicados de acordo com o caso, que será analisado pelo médico responsável pelo paciente.
A quimioterapida, radioteraoia e a hormonioterapia, além de determinadas cirurgias, são os tratamentos mais comuns, mas o que nem sempre se discute são os efeitos colaterais de cada um deles na fertilidade dos homens.
infertilidade é um desses efeitos, e é muito importante ressaltar que existe alternativa para evitar que isso aconteça.
Homens que foram diagnosticados com câncer de próstata podem realizar o congelamento de sêmen afim de garantir que, ao final do tratamento, existam espermatozoides saudáveis e criopreservados, que podem ser utilizados em procedimentos de reprodução assistida no futuro caso o paciente queira ter filhos.
Se o seu diagnóstico for esse, entre em contato com o Fivmed, estamos aqui para te ajudar, acolher e orientar.

Posts relacionados