Casais Homoafetivos: quais são as opções de tratamento?

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Muito se fala sobre o desejo presente em casais homoafetivos de formar uma família e ter filhos. Graças aos avanços da medicina, hoje existem alternativas para esses casais terem filhos biológicos a partir de bancos de doação de óvulos e espermatozoides.

 

Desde 2013, o Conselho Federal de Medicina, reconheceu o direito de casais homoafetivos terem filhos com o auxílio de técnicas de reprodução assistida.  liberou a possibilidade de casais homoafetivos terem filhos biológicos através da reprodução assistida.

 

Casais Homoafetivos Masculinos

 

Quando o casal que deseja ter filhos é composto por duas pessoas do sexo masculino, a fertilização in vitro com útero de substituição e óvulos doados, é o tratamento recomendado.

 

Neste caso, a cedente temporária do útero deve pertencer à família de um dos parceiros, sendo parente de até quarto grau (mãe, filha, avó, irmã, tia, sobrinha ou prima). Exceções devem ser aprovadas e autorizadas pelo Conselho Regional de Medicina e em hipótese o acordo deve deve ter caráter lucrativo.

 

O casal precisará da doação de óvulos, e deve recorrer ao banco de óvulos para a escolha da doadora.

 

Óvulos doados e espermatozoides de um dos parceiros são fertilizados em laboratório e o embrião é transferido para o útero da mulher da cedente temporária.

 

 

Casais Homoafetivos Femininos

 

A inseminação artificial ou a fertilização in vitro com sêmen doado, são os tratamentos que possibilitam que duas mulheres tenham filhos.

No Brasil, contamos com amostras de sêmen nacionais ou importadas, que possibilitam a escolha das pacientes.

A doação de sêmen pode, ainda, ser feita por um parente de até quarto grau de uma das parceiras.

 

Assim como na doação de óvulos, o banco de sêmen também é um procedimento anônimo e voluntário, sendo permitido apenas conhecer algumas características físicas do doador, para que a aparência do bebê possa ser selecionada de acordo com a semelhança com o casal.

Apenas em bancos internacionais é possível ter acesso a fotos de doadores de sêmen ou doadoras de óvulos.

 

Após ser feita a seleção do doador de sêmen, uma das parceiras será escolhida para realizar o procedimento de reprodução assistida, de acordo com suas condições de saúde, pensando sempre no sucesso do procedimento.

 

O Fivmed

 

Aqui no Fivmed, nós te auxiliaremos em todas as etapas dos tratamentos de reprodução assistida

Contamos também com a tecnologia FenoMatch, que através de inteligência artificial, que possibilita encontrar uma doadora de óvulos com características semelhantes as pacientes.

 

Quer saber mais sobre os tratamentos que o Fivmed oferece? Entre em contato conosco.

Posts relacionados